A Morte de Luther McCarty — O mistério da luz etérea

|
24 de maio de 1913 seguia para se tornar um dia memorável; é duvidoso que qualquer um que estivesse presente no local previsse o quão memorável ele acabou se tornando.

Dois anos antes deste dia, a mais recente "Grande Esperança Branca" do boxe peso-pesado vestiu um par de luvas de boxe e começou uma curta porém meteórica carreira. Luther McCarty cresceu rapidamente e, quando atingiu a maioridade, ficou com impressionantes 1,95 metros e desenvolveu um forte soco no braço esquerdo, com um alcance de 2 metros. Foi em 7 de janeiro de 1911 que o jovem de 18 anos fez sua estréia profissional no boxe com uma breve partida contra seu oponente, Watt Adams, vencendo em apenas duas rodadas com um nocaute. Durante o resto daquele ano, Lute — como era frequentemente apelidado — teve mais sete lutas de boxe. A primeira delas foi contra a lenda, Joe Grim, que tinha um famoso queixo de ferro. Esta terminou em empate, mas o jovem lutador passou grande parte do combate tentando eliminar o "homem mais duro da Terra". Das outras seis lutas, em apenas uma não conseguiu registrar outro nocaute.

 A Morte de Luther McCarty O mistério da luz etérea
Luther McCarty, 1913

O Pugilista feroz

A reputação de McCarty cresceu ao longo do ano seguinte e mesmo nesta carreira de boxe incipiente, um superstar estava começando a surgir e ele foi citado como sendo um verdadeiro candidato contra o formidável Jack Johnson. Comparações entre Luther McCarty e John L Sullivan já estavam sendo feitas e o futuro parecia muito brilhante para o pugilista. Tão talentoso quanto ele era dentro do ringue, McCarty não tinha experiência alguma. Ao longo de 1912, as partidas foram organizadas e muitas delas foram vencidas de forma decisiva. Muitos outros pugilistas pesados da época tinham pouca ou nenhuma chance quando colocados na frente de McCarty.

 A Morte de Luther McCarty O mistério da luz etérea
Tal era o domínio de Lute, que uma disputa de campeonato foi organizada para o Ano Novo de 1913.

O atual campeão mundial dos pesos-pesados ​​da época era um lutador chamado Al Palzer. Mais uma vez, o impressionante McCarty venceu a partida e o título, mas apenas em um TKO(nocaute técnico) na 18ª rodada. Palzer pode não ter sido capaz de competir com McCarty, mas ele se saiu melhor do que a maioria. Várias outras vitórias se seguiram, algumas delas revanches de 1911, até que os promotores viram valor em uma partida dos sonhos entre McCarty e Johnson. Infelizmente, McCarty nunca chegou a testar-se contra o outro grande peso pesado da sua época.


Morte súbita

McCarty teve uma defesa de título agendada contra Arthur Pelkey. Quando os pugilistas estavam prestes a serem apresentados, um ministro local foi ao ringue para fazer um anúncio para a audiência de 6000 pessoas:
Eu sei que vocês, homens, vão nos ajudar a comprar um sino para nossa igreja. Suas moedas de prata vão comprar uma lembrança para a casa de Deus e será um crédito para você no Grande Livro. Todos devem ter crédito em seu livro, pois quem sabe quem o Grande Árbitro vai chamar para o lar a qualquer momento?
A luta começou e não prosseguiu para além do final da primeira rodada. Quando um leve soco de Pelkey atingiu logo acima do coração de McCarty, ele desmoronou e foi a contagem. O árbitro, Ed Smith, rapidamente percebeu que algo estava terrivelmente errado e convocou o suporte médico que estava de prontidão. Após oito minutos, McCarty foi declarado morto. Pelkey ​​estava tão confuso e preocupado com o destino de McCarty quanto qualquer um. Um relatório do médico legista determinou depois que a causa da morte provavelmente seria um acidente sofrido em um incidente de equitação algum tempo antes da luta acontecer.


Uma luz etérea recai sobre McCarty

O que define essa luta de boxe para além de qualquer outra ao longo da história do boxe em si foi o que foi relatado como tendo ocorrido durante a contagem do árbitro. Um raio etéreo de luz surgiu quando a contagem começou e terminou quando os dez segundos foram alcançados. Esta luz iluminou apenas o corpo imóvel do pugilista caído e chocou muitos dos espectadores presentes.

 A Morte de Luther McCarty O mistério da luz etérea
No momento da morte de Luther, esse estranho raio de luz foi capturado iluminando seu corpo. Fonte desconhecida.

A única foto conhecida tirada dessa luz tem sido debatida desde então. Quase que imediatamente, as histórias começaram a circular que essa foto teria sido falsificada ou que seria pura farsa. No entanto, ninguém conseguiu explicar como foi feita. Muitos da platéia na Tommy Burns Arena durante a breve luta de boxe de dois minutos, afirmaram que a luz foi uma ocorrência genuína e não falsificada de forma alguma. Esta foto não é o único evento inexplicável a ocorrer na arena. A lenda afirma que o local da malfadada luta foi queimado até o chão no dia seguinte.


O que teria sido essa luz e de onde ela poderia ter vindo? (do sol? haha) Seria apenas coincidência ela ter iluminado o pugilista apenas nos momentos da contagem fatal? Mais um mistério misterioso do infinito dos mistérios para o arquivo do Zona 33.


altereddimensions, boxingbiographies, historicmysteriestheboxinglove
McCarty - Pelkey, 1913. Autor Desconhecido.