Geralmente aparecendo na visão periférica de uma pessoa e desaparecendo ao serem vistos, esses seres escuros de forma humanoide são a forma mais comum de fenômeno paranormal que as pessoas testemunham, muitas vezes sendo associados à paralisia do sono.
As fotografias a seguir supostamente capturaram essas estranhas entidades sobrenaturais. Confira:
10. Sombras na colina
Originalmente construída em 1860, a estrada Lawler Ford, ou Zombie Road, como é mais conhecida pelos moradores de Glencoe, Missouri (EUA), é famosa por ser a "estrada mais assombrada" dos Estados Unidos. Estendendo-se por pouco mais de 3 quilômetros de extensão, esta estrada arborizada é sinônimo de luzes estranhas, lendas urbanas assustadoras e avistamentos de pessoas das sombras. Desde a década de 1950 tem havido numerosos relatos de formas escuras humanóides que misteriosamente aparecem na linha das árvores, alguns viajantes até disseram que foram seguidos pela estrada por essas entidades sombrias, apenas para que de repente desaparecessem no ar assim que eles saem da área.
Esses estranhos avistamentos foram suficientes para interessar o renomado grupo Paranormal Taskforce que foi investigar a Zombie Road em 2005. A foto acima foi tirada por Tom Halstead, e parece mostrar pessoas das sombras se alinhando no topo da colina. Halstead afirmou que não havia mais ninguém presente no momento em que a foto foi tirada e que a área da colina estava completamente cercada por água.
09. Zombie Road
Durante outra investigação da Zombie Road em 2006, Tom Halstead conseguiu capturar uma entidade negra na câmera. Desde as investigações da Paranormal Taskforce e, subsequentemente, do documentário de 2007 Children of the Grave, os avistamentos de pessoas das sombras cresceram apenas em números. Infelizmente para aqueles que desejarem investigar esta estrada misteriosa, em 2010, a estrada foi transformada no Rock Hollow Trail. Por enquanto, a Zombie Road está aberta apenas para ciclistas e passeadores de cães durante o dia e à noite você pode esperar uma multa de até US $1.000 para quem for pego.
08. A Lenda do Homem Cinza
Na Carolina do Sul, a lenda do "Homem Cinza" é comumente contada. Diz-se que a figura misteriosa é o fantasma de um jovem que morreu em algum momento no início do século XIX, depois de ser pego na areia movediça dos pântanos perto da Ilha Pawleys. Moradores dizem que seu espírito assombra a costa próxima desde então. Notadamente, diz-se que avistamentos do Homem Cinza sempre predizem tempestades e furacões severos.
Visto pela primeira vez em 1822, ocorreram avistamentos mais recentes em 1989, pouco antes do furacão Hugo e, mais recentemente, antes do furacão Matthew em 2016. Essa foto que foi tirada na praia capturou uma misteriosa figura sombria, seria o Homem Cinza? Muitos acreditam que essa seja a melhor prova fotográfica de sua existência até hoje.
07. A Figura em preto
Port Arthur na Austrália já foi um antigo assentamento condenado e mais tarde o local de uma prisão industrial. Com uma história tão longa e brutal, não é de se surpreender que a área tenha uma notória reputação paranormal. Em 2011, a família Poultney visitou o Trentham Cottage e tirou a foto acima. O Sr. Poultney disse que a família passara pela casa alguns momentos antes, e estava vazia, o que levanta a questão de quem ou o que estava na porta?
A imagem possui semelhança muito grande com a descrição de avistamentos do Homem do Chapéu, uma figura sombria normalmente associada com ataques sobrenaturais e que diversas vezes segue acompanhada de outras Pessoas das sombras "comuns". Seria essa uma imagem que capturou a aparição do terrível Homem do Chapéu, ou uma sombra qualquer?
06. Queen Mary
O Queen Mary tem um passado longo e intrigante. O transatlântico virou navio de tropas, que depois virou hotel e agora é uma infame atração assombrada que atrai turistas e entusiastas do paranormal aos milhares a cada ano. Dizem que o navio é o lar de mais de 130 residentes paranormais (não me pérgunte quem fez o censo), por isso não é surpresa que o Queen Mary seja conhecido como "o navio mais assombrado" do mundo. Enviada ao Haunted American Tours em 2008, esta fotografia é amplamente considerada a melhor evidência fotográfica de atividade paranormal a bordo do famoso cruzeiro.
05. Alcatraz assombrada
Localizada na Baía de San Francisco (EUA), a Penitenciária Federal de Alcatraz é frequentemente citada como um dos lugares mais assombrados da América. Presos (quando ativa), guardas florestais e visitantes relataram uma ampla gama de supostas atividades paranormais em Alcatraz; de sussurros vindo das celas e portas de celas trancadas se abrindo e fechando aparentemente por si próprias para figuras fantasmagóricas nos corredores. A fotografia acima foi tirada por Glenn Shelton, que afirma que ele finalmente provou de uma vez por todas que Alcatraz é a "prisão mais assombrada" do mundo.
04. Encontro na prisão Moundsville
A Prisão de Moundsville, Virgínia Ocidental (EUA), abriu suas portas em 1866 e foi o lar de muitos criminosos perigosos durante seus anos de operação. A longa e sombria história da prisão inclui múltiplos assassinatos, suicídios, tumultos e execuções e hoje ela é bem conhecida por sua atividade paranormal extrema. Desativada em 1995, a prisão está agora aberta a turistas e grupos paranormais que estão interessados em sua reputação assombrada. Esta foto foi tirada por Polly Gear, do grupo paranormal do Mountaineer, durante uma investigação da prisão; Gear afirmou que não havia ninguém por perto no momento em que esta foto foi tirada e não pode explicar a pessoa que estava na porta. É este o espírito de um ex-detento ou uma Pessoa das Sombras?
03. Sanatório Waverly Hills
O Sanatório Waverly Hills, em Louisville, Kentucky (EUA), foi inaugurado em 1910 e, logo depois, ganhou notória reputação por maus-tratos aos pacientes e experimentos com humanos. Acredita-se que 64.000 pessoas que foram internadas no sanatório morreram nos últimos anos antes de seu fechamento em 1961. Hoje, sob nova propriedade, o sanatório abriu suas portas mais uma vez como uma atração assombrada para turistas e caçadores de fantasmas depois de aparecer no programa de televisão Ghost Hunters.
Depois de ouvir sobre a reputação assombrada da Waverly Hills, um viajante solitário decidiu ir investigar a atividade paranormal do local por conta própria. Ele tirou essa foto enquanto passeava pelos quartos do sanatório e jura que estava sozinho em todos os momentos e ficou surpreso ao ver essa figura escura capturada em uma de suas fotos.
02. Criança-sombra de Waverly Hills
Ainda no mesmo local, esta fotografia foi tirada durante uma visita ao sanatório em 2014. A fotógrafa alega que não haviam pessoas no prédio no momento em que foi tirada a foto e que essa foto arrepiante foi tirada ao acaso por seu telefone. Seria mais um caso de Pessoa das sombras registrada em foto?
01. Avistamento do Hospital de Allen County
O Hospital de Tuberculose de Lima, no condado de Allen, Ohio (EUA), fechou suas portas em 1972 e desde então foi abandonado para lentamente apodrecer ao longo do tempo. Apesar disso, o hospital se tornou um destino popular para exploradores urbanos e caçadores de fantasmas que são atraídos para lá pelo crescente número de aparições paranormais. Diz-se que, se você entra no porão do antigo hospital de tuberculose à noite, pode ver aparições de cadáveres no chão. Fantasmas de ex-pacientes usando camisolas também foram vistos, mas os avistamentos mais comuns são de figuras sombrias que surgem dentro e fora dos quartos e tem sido conhecidas por seguir exploradores quando eles vagam pelo terreno do hospital.
Atualmente se especula que entidades como as Pessoas das Sombras são atraídas por locais com grande sofrimento emocional, logo, hospitais e sanatórios são um prato cheio para essas aparições.
A polícia e a segurança patrulham esse prédio abandonado com frequência e prendem ao autuam por invasão qualquer indivíduo encontrado no local. Um explorador urbano que estava disposto a se arriscar enviou esta foto para um site de prédios abandonados depois de sua mais recente visita ao hospital. As outras fotos enviadas não continham nenhuma outra evidência de uma figura negra ou qualquer atividade fantasmagórica.