Lembra de quando você ainda não tinha celular com internet (isso se você se quer havia nascido), jogava taco na rua com os amigos e tinha medo do homem do saco? Confira mais um post de nostalgia:
07. A matéria sobre o ET de Varginha
Agora você imagina o choque do pessoal no Brasil dos anos 90... época em que não havia acesso à banda larga (e poucos tinham acesso sequer à discada) e a maior fonte de informações era a mídia. Você estava lá de boa assistindo o programa "Fantástico" da Rede Globo no domingo —à noite ainda por cima— e pá! Se depara com um caso bizarro desses.
Eu ainda me lembro, eu era criança, lá pelos meus 8 anos, estava no sítio do meu avô, que já costumava aparecer umas luzes estranhas, então junta tudo isso e você faz ideia do cagaço que passei. Não só o meu como o de muita gente que assistiu a imprensa cobrir o caso (nessa época fenômenos bizarros eram levados mais a sério por parte da mídia tradicional). Até hoje o ET marrom de olhos vermelhos e três calombos na cabeça é um ícone dentro da ufologia.
06. O Chupacabras no fantástico
Até hoje tenho calafrios de lembrar o medo que fiquei de sair pra fora à noite. Só quem mora no interior sabe o que passou, ainda mais quando pipocavam relatos de criações em fazendas com o pescoço "chupado" pelo Chupacabras.
Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, sugiro ler a matéria do Zona 33 sobre o Chupacabras.
05. O Homem do Rá!
Essa história pode parecer bem bobinha hoje em dia, e de fato é. Thomas Green Morton, mais conhecido como o "Homem do Rá" é um charlatão que alegava ter poderes paranormais e ficava gritando "rá" enquanto "manifestava" uns flashes de luz coloridos, entre outros truques que possuía em seu repertório paranormal. A mídia ficava sabendo dessas coisas e o quê ela fazia? Tacava o terror na população, é claro!
Você que viveu nessa época sabe do que estou falando, o cara fazendo esses lances estranhos e essa trilha sonora de fundo... totalmente mindblowing! Fui criado na roça, fazer o quê.
Confira um vídeo com uma matéria da época sobre o Homem do Rá:
04. A Autópsia do ET
Em setembro de 1995, as grandes redes de televisão do mundo apresentaram reportagens sobre o provável acidente de um OVNI em 1947 na cidade de Roswell, Novo México (EUA). Mas não era só isso: haviam imagens inéditas de uma autópsia realizada em Fort Worth com um suposto ser alienígena que estava na nave acidentada. A partir de então, a polêmica estava criada.
O filme causou tanto alvoroço que, somente na Inglaterra, 5,5 milhões de espectadores ficaram simplesmente hipnotizados com as cruas imagens da autópsia. Algumas horas mais tarde, a emissora Sky TV anunciava que já haviam sido vendidas 23 mil cópias do filme em menos de 24 horas! Na Alemanha, as pessoas ficaram igualmente perplexas com o fato, de forma que 4 milhões de pessoas assistiram ao filme. O mundo inteiro ficou estupefato com a autópsia e as emissoras que exibiram o filme alcançaram picos de audiência. As reações do público foram diversas. Por um lado, via-se muita cautela enquanto, por outro, muitas pessoas acreditavam na veracidade do filme.
E o Fantástico, é claro, não podia ficar de fora — eu falo que esse programa era a fonte de vários traumas de infância do pessoal e camas mijadas. Quem assistiu o programa, sabe do que estou falando, tinha gente que nem piscava enquanto os "legistas" supostamente dissecavam o alienígena.
03. Gnomo argentino
"Estávamos conversando sobre a última vez que fomos pescar, era cerca de 1h da manhã e comecei a gravar meus amigos fazendo bagunça. De repente, escutei um barulho estranho, como se alguém estivesse arremessando pedras. Olhei para o lado e vi o duende ali, se mexendo", afirmou José Alvarez, autor da gravação, em entrevista ao jornal argentino El Tribuno. Alvarez e os colegas teriam deixado o local correndo. "Fiquei com muito medo."
O Video foi exibido em um canal de TV local, a partir daí se espalhou pelo mundo (através do YouTube, é claro). O "duende de Salta" que apareceu na região do cemitério Cristo Rei, se tornou uma sensação na internet, obviamente. Quem nunca viu esse vídeo na Lan House, naquele tempo em que o player do YouTube era cinza? Medo na veia.
02. Mereana Mordegard Glesgorv
Se você procurar por isso, não vai achar nada. As poucas vezes que você achar alguma coisa, tudo que você verá será um vídeo de 20 segundos de um homem parado olhando fixamente para você, sem expressão nenhuma, depois sorrindo nos últimos 2 segundos. O fundo não foi reconhecido. Isso é apenas parte do vídeo.Hoje quando você lê, parece uma creepypasta pior que Jeff the Killer, mas beleza... Pense no contexto: Você estava aprendendo ainda a "fuçar" na internet. Os blogs de terror ainda engatinhavam e no fundo, no fundo, você tinha medo de assistir o tal video e acontecer alguma coisa. Vai que, né?
O vídeo completo dura 2 minutos, e foi removido pelo Youtube após as 153 pessoas que o assistiram arrancarem os olhos e congelarem numa verdadeira visão de horror. Essas pessoas cometeram suicídio de diversas formas. Sendo que antes cortam seu próprios braços com uma palavra indecifrável. A palavra misteriosa que eles escreveram nos seus braços ainda não foi decifrada.
01. A Menina do Corredor
Chegamos à cereja no bolo. Quem botou os pés no selvagem território da internet a pelo menos alguns anos já teve o prazer (ou desprazer) de se deparar com essa imagem.
Pela enésima vez, vamos ao contexto: o pessoal pensava que internet de 1 mega era coisa de outro mundo e obter um software profissional como o Adobe Photoshop não era uma coisa tão simples. Fotos de fantasmas não eram uma coisa tão abundante —agora você pode conferir à vontade aqui— e quando você queria passar um pouco de medo, acessava blogs como o Medo B e se deparava com um post com a imagem acima e o seguinte alerta:
Não fixe o olhar na foto;E dali em diante começava uma lenda misteriosa sobre a origem da fotografia, seguida por "fatos verídicos" sobre a foto que fulano de tal atestou como um caso verídico —se tá na internet, só pode ser verdade— de foto de espectro sei lá das quantas, que inclusive o jornal Folha de São Paulo tentou publicar a imagem apenas para perceber que imprimiram um borrão irreconhecível... e nessa hora você percebe que o único borrão irreconhecível é a sua cueca.
Não encare os olhos da menina;
Se começar a se sentir inquieto "feche" a foto;
Se sentir uma incontrolável vontade de ficar olhando APAGUE a foto de seu micro.
Pois é, minha gente, o tempo passa e as coisas mudam (inclusive os medos), mas uma coisa é certa: o Zona 33 vai estar aqui para te aterrorizar, muahaha!