Mas, se você pensa que o Brasil fica de fora, melhor pensar duas vezes. Hoje irei falar sobre o mistério do Voo 513 da Santiago, que mais parece ter saído de um episódio de Arquivo X.
Lembra-se de E = MC² ? Este foi o precursor de Einstein para sua Teoria da Relatividade Geral, que descreve como a massa afeta o espaço e o tempo, que são fundamentalmente interconectados. “É uma teoria não só do espaço curvo, mas também do tempo curvo ou deformado” (Hawking). A grande questão que os físicos vêm refletindo há décadas é: o espaço e o tempo podem distorcer tão dramaticamente que certos pontos no tempo se tocam ou se sobrepõem, tornando a viagem no tempo possível? A seguinte história sobre o voo 513 da Santiago trata-se apenas de uma história, até onde sabemos, mas é uma peça intrigante que destaca nossa fascinação pela ideia de distorções temporais.
Muito tem sido escrito sobre viagens aéreas desde que elas foram abertas ao turismo. Um jornalista empreendedor chamado Irwin Fisher publicou “Avião da Década de 1950 Pousa com 92 Esqueletos a Bordo”, no tablóide Weekly World News em 14 de novembro de 1989, uma matéria sensacionalista a qual causou um alvoroço e deu origens a inúmeras histórias e especulções acerca do caso. Como o Zona 33 é um blog MUITO gente boa e bacana, vamos descrever o caso desde o seu início:
O Desaparecimento do voo 513
Em 4 de Setembro de 1954, o voo 513 da Santiago Airlaines partiu de Aachen, na então Alemanha Ocidental. A bordo do Lockheed Super Constellation, haviam 88 passageiros e quatro tripulantes. O voo era apenas mais uma viagem típica e rotineira entre duas cidades. Os passageiros não teriam motivos para pensar duas vezes sobre isso. No entanto, em algum lugar sobre o Oceano Atlântico, algo aconteceu. O avião desapareceu sem deixar vestígios e nunca chegou ao seu destino.
Porto Alegre, Brasil. Em 12 de Outubro de 1989, uma aeronave desconhecida realizou uma aproximação no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Apesar de não ter estabelecido contato com os controladores de tráfego aéreo locais, o avião conseguiu fazer um pouso bem sucedido.
.
Não tendo certeza da situação, as autoridades do aeroporto enviaram uma equipe de segurança para investigar. Embora a aeronave em si fosse menos avançada tecnologicamente, talvez não parecesse totalmente fora do lugar. No entanto, a companhia aérea, Santiago, havia deixado de operar em 1956, e quando finalmente conseguiram entrar para investigar a aeronave, questões mais urgentes tomaram precedência.
O mistério dos 92 esqueletos
Quando a equipe de segurança obteve acesso ao avião, o motivo da falta de comunicação ficou imediatamente evidente. Os primeiros socorristas encontraram a horripilante visão de 92 esqueletos sentados em seus assentos. O esqueleto de Miguel Victor Cury, o capitão, ainda segurava os controles, e os motores ainda estavam em marcha lenta — algo que só pode ser realizado com a aeronave em segurança no solo.
Assim que as notícias da descoberta macabra se espalharam, explicações e teorias foram propostas e debatidas. Entre elas estava a teoria bastante óbvia de uma farsa ou lenda urbana. Pelo menos um pesquisador no campo de eventos paranormais declarou que a única explicação possível para um evento deste tipo que se encaixa em todos os detalhes relatados é que a aeronave entrou em uma distorção espaço-temporal. No entanto, o Dr. Celso Atello não conseguiu explicar a redução de todos a bordo para um estado esquelético. Nem ele poderia imaginar como o capitão-esqueleto poderia ter conseguido pousar o avião.
Como o incidente teria ocorrido dez anos antes da fundação da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), não se sabe as autoridades responsáveis pela investigação de tal incidente — se é que ocorreu — e o caso não seguiu adiante, sendo abafado. Os oficiais da aviação civil só confirmaram que a aeronave surgiu do nada e pousou com segurança, não revelando detalhes sobre a tripulação.
Repercussão do caso
O debate sobre o acontecimento assumiu toda uma nova perspectiva quando o sigilo percebido por trás da investigação enfureceu a muitos, incluindo o Dr. Atello. Pesquisadores fizeram numerosos apelos ao governo e pediram que eles permitissem que civis ajudassem na investigação em andamento. Outros acadêmicos e dignitários foram rápidos em pular na onda e insistiram que o público tinha o direito de saber o que estava acontecendo. Eles achavam que o governo tinha o dever de realmente "ser transparente" e revelar o que sabia.O professor de física aposentado Roderigo de Manha acreditava que era um crime contra a ciência reter qualquer informação conhecida, não importando qual fosse. Ele afirmou:
Se este avião entrou em um túnel do tempo e há evidências para provar isso, o mundo inteiro deve ser informado. Algo como isso poderia mudar a maneira como vemos nosso mundo e alterar a ciência como a conhecemos.
Uma história saída da ficção?
Críticos da história do voo 513 insistem que não é nada mais do que um mito urbano ou uma tentativa desesperada de vender jornais. No imaginário popular, existe um lugar de honra para as histórias de ficção científica. Numerosos livros populares e filmes sobre distorção temporal, como De Volta para o Futuro ou O Experimento Filadélfia, para não mencionar, grandes programas de TV de ficção científica, como Star Trek, que despertaram a imaginação de muitos futuros cientistas.
Primeiramente, vamos aos fatos: os nomes e relatos acima descritos, proveem da matéria de tablóide escrita por Irwin Fischer no tablóide Weekly World News, o qual foi publicado entre 1979 e 2007 e é bem conhecido por suas notícias bizarras e em grande parte FICTÍCIAS, como descrito na Wikipedia.
Também procurei por essa história peculiar na Wikipedia, já que há informações suficientes sobre todas as aeronaves perdidas ou acidentadas de acordo com a linha do tempo, mas não encontrei nada sobre o desaparecimento do voo 513 da Santiago, nem pude encontrar outra fonte confiável sobre esta notícia a não ser aquela clássica do tablóide, como descrito acima.
Outro fato interessante é que você encontra centenas de notícias sobre misterioso caso em sites internacionais — e sempre baseado no mesmo material, diga-se de passagem — e nada, necas, niente noticiado pela mídia brasileira, o que seria algo extremamente estranho, visto que o caso teria ocorrido em Porto Alegre, RS, justamente aqui no Brasil.
Mais notícias similares
É claro que existem diversas notícias similares de voos desaparecidos que reaparecem após anos e afins, o que pode indicar uma tendência sensacionalista. Seria alguma dessas notícias verdade?
Sendo verdade ou não, coisas muito estranhas de fato acontecem. Em inúmeros casos, a ficção científica torna-se um fato científico. Os relógios atômicos demonstraram a relação espaço-tempo mostrando como o tempo diminui à medida que se distancia do centro da Terra ou quando se viaja em alta velocidade. Os cientistas também confirmaram a teoria de Einstein, observando como o sol distorce o espaço ao observarem a luz ou ondas de rádio se curvando ao redor dele.
Algumas das descobertas científicas mais espetaculares da história começaram com sementes de fantasias selvagens e ficção científica. É realmente possível que um voo possa decolar em uma geração e desaparecer por 35 anos antes de reaparecer e pousar "com segurança" com sua tripulação morta a bordo? Provavelmente não, mas não deixa de ser uma história intrigante, que vocês, como bons leitores do Zona 33, gostam de ler, não é mesmo?!
Referências:
Hawking, Stephen. “Space and Time Warps.” Stephen Hawking.
Sia Magazine. “Santiago Flight 513 Commercial Airliner Takes Off in Germany in 1954, Lands in Brazil in 1989.” 29 de Junho de 2017.