Na primavera de 1817, John Bell mudou-se com a sua família para o estado americano do Tenessee. John, sua esposa Lucy e seus 3 filhos tiveram uma vida normal nos primeiros meses na nova casa. De acordo com o folclore, a assombração começou em 1817 quando o patriarca da família, John Bell encontrou um animal misterioso em sua propriedade. Ele o descreveu como um cão preto peculiar que tinha a cabeça de um coelho (seria um familiar?). A criatura desapareceu no ar, depois que John tentou atirar com seu rifle.
As coisas pioraram, naquela noite, quando a família começou a ouvir batidas do lado de fora de sua casa, embora ninguém estivesse lá. Os barulhos continuaram todas as noites, depois disso, com intensidade crescente. Logo, os filhos dos Bell estavam tendo problemas para dormir. Eles alegaram que os espíritos estavam arrancando seus cobertores e travesseiros para fora de suas camas no meio da noite. Uma noite, seu filho Richard relata que um barulho tomou conta de seu quarto. Era impossível dormir antes das 3 horas da manhã, quando o barulho parava. Vozes desencarnadas eram ouvidas sussurrando e cantando hinos pela casa. A Bruxa dos Bell estaria supostamente batendo e empurrando os membros da família, deixando hematomas e marcas em seus corpos.
John Bell foi até o seu vizinho, James Johnston, pedindo ajuda quando a assombração se tornou demais para ele suportar. Os Johnstons passaram a noite na casa e teriam testemunhado a mesma atividade paranormal que vinha aterrorizando a família Bell por semanas. Histórias da bruxa dos Bell se espalharam por toda a comunidade e todo o caminho para Nashville. Foi lá que o major-general Andrew Jackson ficou intrigado e, supostamente, visitou a fazenda para ver por si próprio. Segundo a lenda local, Jackson e seus homens ficaram assustados com a Bruxa dos Bell e fugiu da residência assombrada.
Embora a ira da Bruxa dos Bell com Betsy diminuíra após o fim de seu noivado, este espírito vicioso ainda concentrou suas energias para aterrorizar John Bell. Em 20 de dezembro de 1820, o patriarca sofredor morreu após ter entrado em coma no dia anterior.
Segundo testemunhas, a bruxa jurou atormentar John Bell até sua morte, que ocorreu devido um enorme engano. Um frasco que continha seu remédio foi trocado por um veneno mortal. O médico foi chamado para investigar e seu veredito foi envenenamento acidental. Logo, este engano foi atribuído a Bruxa dos Bell. A bruxa até no velório de John atormentou as pessoas, rindo de modo a ser ouvida por todos.
Casa dos Bell's em 1909
A bruxa continuou a interagir com a família até 1828, quando anunciou que estava saindo, mas voltaria após "cento e sete anos".
Na antiga propriedade do Bells existe uma caverna. Os atuais donos relatam que acontecem eventos muito estranhos nesta caverna. Seria hoje a caverna o local onde reside a Bruxa dos Bells?
A caverna assombrada
Para alguns, a vizinha Kate Batts, uma excêntrica vizinha dos Bells, que disputava terras com John Bell, foi quem jogou a maldição que matou John.
A Bruxa dos Bells é uma das histórias de fantasma mais conhecida dos Estados Únidos e em 2006 este famoso caso americano virou filme mais uma vez, com o título de "Maldição" (An American Hauting), dirigido por Courtney Solomon.