10. Alla Vinogradova
Na década de 1970, a União Soviética fez afirmações surpreendentes sobre habilidades psíquicas. Entre elas estava a afirmação de que duas mulheres russas haviam consistentemente demonstrado a psicocinese (ou, telecinese) — a capacidade de mover um objeto apenas com o poder da mente. Uma era Nina Kulagina, a outra era Alla Vinogradova.
Proclamada como uma superstar psicocinética, afirmava-se que Alla era capaz de mover objetos pesando até cerca de 200 gramas. Ela poderia pegar um objeto alvo em meio a uma dúzia de itens na frente dela — movendo apenas aquele item, enquanto os outros permaneciam imóveis.
Sem dúvida, tais alegações causaram um tumulto científico internacional, com acusações de fraude em abundância. No entanto, em 1978, dois correspondentes da Pittsburgh Press ficaram espantados depois de se encontrarem com Alla.
Segundo o relatório, uma "embalagem de charuto de alumínio" foi colocada na frente dela. Depois de tomá-lo em suas mãos por alguns instantes, colocou-o em um cubo de plástico transparente, em seguida, posicionou sua mão direita muito perto, com os dedos estendidos.
“Lentamente, a embalagem do charuto começou a balançar, depois se mover.” Quando ela moveu as pontas dos dedos em uma direção, o recipiente rolou na mesma direção. Quando ela moveu as pontas dos dedos na direção oposta, também seguiu.
09. A Mulher desconhecida
Em 2011, uma senhora americana tirou essa foto de sua filha e neta. O que deveria ter sido uma simples e encantadora fotografia familiar acabou se tornando algo aterrorizante. Deveria haver apenas duas pessoas na foto.
Ninguém sabe quem é a mulher atrás.
Na época, havia apenas três pessoas na casa: a avó atrás da câmera, sua filha e a neta.
Quando alguém aproxima a face da misteriosa quarta dama, o horror aumenta. Seu rosto, ao contrário da mãe e da filha em primeiro plano, é inexpressivo. Suas feições parecem distorcidas.
Apesar de muitas tentativas de excluir a imagem assustadora, sua proprietária não conseguiu se livrar dela.
Seria essa senhora desconhecida uma manifestação fantasmagórica?
08. O Poltergeist de Saint-Jean-de-Maurienne
Esta notável fotografia foi tirada em 1955 por jornalistas que haviam sido chamados para investigar um suposto caso de poltergeist perto da fronteira franco-italiana.
Os ocupantes aterrorizados de uma fazenda francesa em Saint-Jean-de-Maurienne alegaram que estavam sendo atacados por um "espírito barulhento", que em mais de uma ocasião movia objetos pela casa. Esta fotografia, que os jornalistas apresentaram como genuína, retrata uma panela, sua tampa, uma tesoura e uma forma de telégrafo no ar. As únicas outras pessoas na sala — a mãe e o bebê, e um homem da vila — estavam todos muito longe dos objetos para terem tocados neles.
Com uma criança pequena em casa, as atividades ligadas a essa força invisível teriam, sem dúvida, sido horripilantes, e levanta a questão do motivo caso tenha sido fraudulenta.
Então, esta rara fotografia mostra uma atividade poltergeist genuína?
07. Stefan Michalak
Em 20 de maio de 1967, Stefan Michalak chegou em casa doente e ferido, depois de realizar uma prospecção perto do lago Falcon, no Canadá.
O geólogo amador na época com 51 anos explorava um veio de quartzo quando um bando de gansos começou a entrar em pânico. Virando a cabeça para o céu, Michalak observou dois objetos em forma de charuto pairando a uns 45 metros de distância. De acordo com seu relato, um deles desceu, dando a ele a chance de observar a distância. Ele acreditava que fosse uma aeronave militar experimental secreta dos Estados Unidos.
Após cerca de meia hora, Michalak decidiu se aproximar da estranha máquina. O ar estava quente e cheirava a enxofre. De uma porta aberta, o murmúrio de vozes podia ser ouvido. Pensando que quem quer que estivesse dentro poderia precisar de ajuda, Michalak gritou em inglês, depois polonês, russo e alemão — sem obter qualquer resposta.
De acordo com seu testemunho, quando ele tocou a embarcação, ela derreteu as pontas dos dedos da luva que estava usando.
Em seguida, o veículo estranho começou a girar, ponto em que Michalak notou um painel que continha uma grade de buracos. Foi a partir desses buracos que uma explosão de gás entrou em erupção, atingindo-o no peito.
Quando a aeronave levantou voo, Michalak arrancou a camisa e o boné, que haviam sido incendiados.
Apesar de estar enjoado, desorientado e queimado, ele conseguiu voltar para casa.
Após o incidente, Michalak foi tratado em um hospital por queimaduras no peito e no estômago. Essas queimaduras mais tarde se transformaram em feridas inchadas — combinando com o padrão de grade que ele descreveu estar na nave. Durante as semanas seguintes, ele sofreu de diarréia, dores de cabeça, perda de consciência e perda de peso.
“Se papai forjou isso — lembre-se de que estamos falando de um mecânico industrial, de um operário —, se ele inventou, então ele era um gênio.” – Stan Michalak, filho.
Na época de sua morte, em 1999, Michalak se arrependeu de ter ido a público com seu encontro, por causa da constante sondagem e condenação que ele e sua família receberam. Sua sanidade foi questionada e seus filhos sofreram bullying. Nenhuma vez sequer, no entanto, ele se retratou — nem afirmou ter visto alienígenas, sempre mantendo sua crença de que a nave seria um projeto militar secreto. Seja qual for a verdade da questão, ela permanece desconhecida — ainda sendo considerada como um dos casos mais convincentes de encontros com OVNIs até hoje.
06. O Fantasma da biblioteca Willard
Capturada por uma câmera de vigilância em 2003, esta fotografia parece mostrar uma figura escura se arrastando pelo chão de uma biblioteca.
A biblioteca em questão é a Willard Library, um impressionante prédio de tijolos vermelhos centenário localizado em Evansville, Indiana (EUA). Além de abrigar valiosas coleções de livros, diz-se que uma Dama Cinza e uma massa negra sobrenatural também chamam a biblioteca de lar.
Muitos especulam que a Dama Cinza seria a filha do fundador da biblioteca. A massa negra, no entanto, parece se tratar de algo mais obscuro e enigmático.
“…Os funcionários da biblioteca começaram ver a Dama de Cinza como outro membro da equipe. Eles sabem que de vez em quando verão a Dama Cinza."Longe de ser única, esta foto arrepiante faz parte da coleção de imagens fantasmagóricas da biblioteca, capturada usando o sistema Ghost Cam, que foi especificamente instalado na biblioteca com o objetivo de detectar manifestações anômalas.
Ativas dia e noite, as câmeras atraem um público fiel de "observadores", que enviam suas capturas para o site dedicado da biblioteca. Outras imagens incluem anomalias de luz e aparições nebulosas. A imagem acima, no entanto, é de longe a mais estranha.
05. A Possessão de Anneliese Michel
Entre 1975 e 1976, a alemã Anneliese Michel passou por mais de 60 sessões de exorcismo católico. Foi alegado que ela estava possuída por seis demônios, incluindo o próprio Lúcifer.
Sob o esforço incessante de sua possessão, Anneliese transformou-se em uma sombra emaciada e ferida de seu antigo eu. Uma jovem animada e inteligente, com sonhos de ser professora, foi substituída por uma garota que seria repetidamente jogada no chão por forças invisíveis, enquanto gritava que via rostos demoníacos por toda parte. Esta foto revela a extensão de sua transformação.
Apesar das tentativas de médicos e padres para salvá-la, Anneliese morreu tragicamente com a idade de vinte e três anos.
Sua história dramática passou a inspirar o filme de 2005, O Exorcismo de Emily Rose.
04. Raystown Ray
Esta fotografia foi tirada em 2007 e é dita ter capturado a criatura aclamada como o "Monstro do Lago Ness da Pensilvânia".
Raystown Ray (em homenagem ao reservatório em que supostamente habita) é considerada uma criatura aquática enorme até agora desconhecida. Semelhante ao Nessie da Escócia na aparência, os avistamentos locais descrevem Ray como tendo de 15 a 18 metros de comprimento e possivelmente herbívoro.
Certamente, além de depoimentos de testemunhas oculares e fotografias tiradas à distância, como esta, evidências da existência da besta são escassas.
De acordo com o Departamento de Visitantes do Condado de Huntingdon, cujo maior ímã turístico é o lago artificial, a criatura chamada de Raystown Ray foi relatada pela primeira vez em 1962. Desde então, mais avistamentos foram relatados, com muitos moradores tendo absoluta certeza quanto a existência da criatura. O proprietário de uma marina local, Jim Filson, disse uma vez que Ray é “ótimo para os negócios” e que a área tem “sorte de tê-lo”.
Todos nós no ancoradouro sabíamos que aquela coisa estava no lago e tentamos mantê-la quieta.
03. Stanisława Popielska
O mais comum entre os médiuns é o médium psíquico, que afirma ser capaz de se comunicar mentalmente com os mortos. Um exemplo disso é a clarividência — a capacidade de ver o espírito. No entanto, existe uma forma de mediunidade que é muito mais rara — e possivelmente muito mais bizarra. A mediunidade física.
A espiritualista polonesa Stanisława Popielska era uma dessas médiuns. Ela alegou que não só poderia comunicar-se com os espíritos dos mortos, mas também poderia permitir que outros que não fossem médiuns percebessem essa comunicação ocorrendo, em uma forma física. Um exemplo disso é a manifestação física do espírito via ectoplasma.
O ectoplasma é o nome hipotético dado à substância branco-acinzentada aparentemente produzida quando os médiuns físicos entram em contato com um espírito. Dizem que esse plasma pegajoso é sensível à luz, o que explica por que as sessões espíritas costumam ser realizadas no escuro. Quase sempre aparece de orifícios corporais, como a boca.
Stanisława produziu tais manifestações ectoplásmicas durante as sessões, muitas das quais foram fotografadas durante as sessões de 1913, que foram investigadas por pesquisadores psíquicos.
Nesta fotografia, ela foi costurada em uma camisa especial e usava gaze em volta da cabeça e das mãos, para evitar fraudes. No entanto, o ectoplasma ainda parecia formar-se na boca.
As manifestações bizarras de Stanisława foram declaradas genuínas por um cientista alemão, entre outros.
02. A Pegada de Yeti de Shipton
Eric Shipton foi um famoso explorador britânico. Ele nasceu em 1907 e morreu em 1977, depois de ter viajado por todo o mundo, descobrindo e nomeando formações naturais. Por sua contribuição para a exploração, ele foi premiado com muitas honras, incluindo a nomeação para a Ordem do Império Britânico pela Rainha em 1957.
Ele também é conhecido por ter encontrado o Abominável Homem das Neves.
Durante a expedição britânica do Monte Everest, em 1951, liderada por Shipton, uma série de pegadas estranhas foram econtradas na neve.
Encontradas no Glaciar Menlung, cerca de 20.000 pés (6km) acima do nível do mar, as pegadas bizarras, aparentemente humanoides, mediam entre 30 e 33 centímetros de comprimento.
Certo de que ele havia descoberto algo fora do comum, Shipton fotografou as pegadas, usando uma picadora de gelo para lhes dar alguma escala.
Não só as marcas deixadas no gelo eram enormes, mas também indicavam que o que quer que as tivesse feito estava descalço — as impressões revelavam dedos claramente distinguíveis.
Havia apenas uma palavra para descrever o que Shipton e sua equipe descobriram, Yeti — uma palavra Sherpa para "homem selvagem". Depois que ele trouxe as imagens para casa, incendiou-se um debate mundial sobre a existência de uma criatura símia habitando a montanha do Himalaia. Muitos que viram estas fotografias acreditam que elas são a melhor evidência da existência do Yeti.
01. A Boneca de casamento sinistra
Comprada por um casal britânico de uma loja de antiguidades por apenas 5 libras, esta boneca de noiva é dita ter a capacidade de prejudicar fisicamente uma pessoa. Uma semana depois de trazer a boneca para dentro de casa, o marido acordou uma noite e encontrou uma série de arranhões em sua perna direita.
Foi depois que um médium amigo do casal os avisou que a boneca tinha “alguma coisa”.
Apavorado com o seu potencial de infligir danos físicos, o casal embrulhou-a em uma caixa e trancou-a em seu jardim, até que um novo proprietário pudesse ser encontrado.
Agora a assustadora boneca de noiva pertence a Lee Steer, do grupo paranormal britânico "Ghosts of Britain". Cético, Steer comprou a boneca para investigar a realidade de suas afirmações perturbadoras. Desde que entrou em sua posse, mais pessoas — incluindo o pai de Steer — encontraram arranhões em seus braços e pernas, todos aparentemente causados pela boneca.
Steer afirma que muitas pessoas relataram terem sido arranhadas enquanto assistiam à boneca durante os vídeos ao vivo. No entanto, não é preciso ver a boneca ao vivo para sentir sua energia. Muitos relataram que apenas olhando para uma imagem da boneca foi o suficiente para os afetar, causando tensão no peito e dores de cabeça.
Em agosto de 2016, uma senhora que acompanhava a história da boneca na página do Facebook do grupo descreveu as estranhas sensações que ela experimentou apenas olhando para a boneca:
Essa boneca, toda vez que eu olho para o seu rosto, isso me dá uma sensação horrível no fundo do meu estômago. Você conhece a sensação de estar numa montanha-russa, ou quando está em um carro e dirige rapidamente por cima de uma ponte de contenção.Surpreendentemente, os efeitos físicos sentidos são quase sempre negativos.
Outro espectador descreveu como sua televisão pegou fogo enquanto assistia a um livestream da boneca.
Diz-se que a boneca também é responsável por ruídos inexplicáveis, luzes fantasmagóricas e objetos quebrados.
“Passamos meses sem que nada de anormal acontecesse e assim que essa boneca é mencionada, as coisas começam a acontecer.” - proprietário, Lee Steer
Então, é tudo coincidência, poder da imaginação, ou esta boneca de noiva é possivelmente uma das bonecas mais assombradas do mundo?